HomeServiçosInseminação ArtificialTransferência de EmbriõesCongelacao de EmbriõesOvum Pick-upNeonatologiaCongelacao de SémenCongelacao de Sémen da Cauda do EpidídimoClínica e Urgência de EquinosEspécies PecuáriasGaranhões Puro Sangue LusitanoGaranhões Outras RaçasContactosEmbriovet Inseminação ArtificialEmbriovet Inseminação Artificial

Neonatologia

Svg Vector Icons : http://www.onlinewebfonts.com/icon

REGRA 1,2,3...

Ao fim da 1ª hora de vida o poldro já se deve encontrar de pé, ao fim da 2ª hora já se espera que tenha conseguido mamar e ao fim de 3 horas espera-se que já tenha ocorrido a expulsão completa da placenta.

IMUNIDADE

O colostro é o primeiro leite ingerido pelo poldro (rico em imunoglobulinas- IgG’s-produzidas pela égua na fase final da gestação) sendo importantíssimo para a formação da sua imunidade. O poldro deve fazer a ingestão nas primeiras 6h de vida, visto que a partir desta altura até às primeiras 12h de vida ocorre uma diminuição na capacidade de absorção de IgG’s.

AS PRIMEIRAS FEZES...

As primeiras fezes do poldro são chamadas de mecónio. São umas fezes bastante escuras e devem ser expelidas nas primeiras horas de vida. É importante observar se o poldro já as começou a fazer e se não apresenta sinais de dor (prostração, deitar e levantar frequentemente, rolar no chão, estar na posição de defecar sem conseguir passar fezes).

BANCO DE PLASMA

Caso ocorra uma falha na transferência de imunidade e o poldro apresente uma baixa quantidade de anticorpos é indicado que lhe seja administrado plasma. A Embriovet dispõe de uma amplo banco de plasma para dar assistência a clientes e a outros colegas médico-veterinários.

RETENÇÃO DE PLACENTA

É considerada retenção de placenta se não ocorrer a sua expulsão, no máximo, até 4-6h pós-parto, sendo esta uma urgência médica.

PREMATURIDADE

Poldros que nascem antes do tempo ou dentro do tempo mas que apresentem sinais de fraqueza e/ou mal adaptação (Não conseguem mamar, não se conseguem levantar sozinhos..).

MEDIÇÃO DE IgG'S

Realizamos a análise da presença de IgG’s no colostro (para determinar se é de boa qualidade) bem como do poldro para verificar se ocorreu uma boa transferência de imunidade.